quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Qual o livro que você leu?

Dê o seu depoimento. Vamos discutir sobre literatura de maneira prazerosa e fugir das
"verdades" criadas pelos críticos profissionais. Vamos ser nossos próprios críticos e ler para interagir com o mundo.

4 comentários:

  1. Estou lendo todo dia uma poesia do livro "Siderações", um poeta contemporâneo, nascido no RJ, mas criado em Juiz de Fora. Essa leitura faz com que eu compreenda um pouco mais da abstração da vida.... Se quiser ler tb é só ir no meu blog, está no marcador Marcelo R. Dantas...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dulce. Estou terminando "On The Road" (Pé na Estrada, do Jack Kerouac (leitura adiada devido ao mestrado. A linguagem do narrador é telegráfica, seca, porém poética. Agradou-me o fato de ele desnudar a sociedade norte-americana, apontando para o fim de uma época e o surgimento de uma outra, com seus prós e contras.

    Um abraço. Ernâni Getirana.

    ResponderExcluir
  3. Blz Ernâni...valeu pela dica...não conhecia este autor. Vou procurar o livro e a gente conversa depois!

    ResponderExcluir
  4. Denise Gonzaga : Olá Dulce , acabei de ler o livro a Ilha Desconhecida do Saramago e adorei.Acho que você já deve conhecer e gostaria muito de saber a sua opinião.O Saramago com a sua ampla capacidade de criação compõe um mundo de descobertas que passam do exterior de uma ilha para o encontro interior dentro dos mais íntimos sentimentos humanos.O Homem que através de sua persistência busca o desconhecido e reconhece a contínua necessidade de descobertas, nas quais sempre há espaço para o novo. Esse homem que é o protagonista do livro do escritor português está a frente dos outros personagens que embora manifestem na sociedade um status superior como o rei , por exemplo , não conseguem ver a abertura que o desconhecido significa. O encontro com a Ilha Desconhecida representa o encontro com o que desconhecemos sobre nós mesmos, perpassa a visibilidade parcial, o saber incompleto, revelando a trajetória da vida como uma busca incerta , desconhecida, "nunhum de nós se conhece por completo", e no fim o livro evidencia o encontro com a verdadeira ilha desconhecida , o "humano", o relacionamento com o outro na nuância dos sentimentos humanos como o amor.

    ResponderExcluir